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Grandes Mistérios > O Triângulo das Bermudas > A invasão dos Árias

A invasão dos Árias

Alguns pensam que esta grande guerra descrita no "Mahabharata" é referente à invasão dos povos "árias" procedentes do norte. Certamente, temos que destacar que os esqueletos descobertos nas antiqüíssimas cidades de Harappa e Mohenjo-Daro resultaram altamente radiativos e que estas cidades foram subitamente destruídas. Por outro lado, em alguns lugares da Sibéria, Íraque, Colorado e Mongólia, parecem ser mostradas certas "cicatrizes" atômicas, idênticas às que os testes nucleares atuais estão começando a deixar, produzidas a milhões de anos antes da nossa atual "era nuclear".

Mahabharata

Algumas forças que continuam ativas

Em 1947, durante uma expedição levada a cabo no Íraque, no fundo de todos os níveis superiores que foram estimadas em uma idade de 16.000 anos, apareceu uni piso de cristal fundido que somente é parecido ao solo deixado no deserto do Novo México pelas primeiras explosões nucleares feitas pelo homem atual.

Assim como a procura no fundo marinho revela vestígios do que pode ser uma civilização atlante pré-histórica, as pesquisas sobre o afundamento da Atlântida nos poderiam aproximar mais a uma explicação do que vem acontecendo no Triângulo das Bermudas. As forças que destruiram as terra habitadas, e hoje submersa sob o mar, poderiam continuar ativas ao cabo de milênios.

Sistema de castas da Índia

O sistema de castas surgiu na Índia com os árias e começou a desenvolver-se por volta de 850 aC. Sua origem parece proveniente da divisão entre o imigrante ária, de pele clara, e os nativos (dasya), denominados escravos (dasas), que se distinguiam pela pele escura. Os árias são descendentes da maioria dos povos brancos da família indoeuropéia nessa descendência.

As primeiras referências históricas sobre a existência de castas se encontram em um livro sagrado hindu, chamado Manu, possivelmente escrito entre 600 e 250 a.C. Define-se casta como um grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho, endógamo, pois ele só pode casar-se com pessoas de seu próprio grupo. Estão predeterminados também sua profissão, hábitos alimentares, vestuário, etc., levando à formação de uma sociedade estática.

Originalmente, as castas eram apenas quatro: os brâmanes (religiosos e nobres), os xatrias (guerreiros), os vaixias (camponeses e comerciantes) e os sudras (escravos). À margem dessa estrutura social havia os párias, sem casta ou intocáveis, hoje chamados de haridchans ou haryans. Com o passar do tempo, tem havido centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar.

Os Intocáveis

Os intocáveis na sociedade Hindu são aqueles que trabalham com trabalhos indignos, sujos com o morto (animal e/ou humano), amontoados de cadáveres e outros empregos que lhe mantém em constante contato com aquilo que o resto da sociedade indiana considerada nojento e desagradável. Essas ocupações, entretanto, não são consideradas apenas coisas nojentas que não obstante, não devem ser feitas a alguém: eles são considerados individualmente sujos, e assim não podem praticar contato físico com os "não-sujos", as partes mais puras da sociedade. Vivem separados do resto das pessoas. Ninguém pode interferir na sua vida social, pois os intocáveis são os últimos no ranking social - são considerados tão inúteis diante da importância humana que não são considerados parte do sistema de castas.

Desde sempre, os párias são condenados aos trabalhos mais degradantes e mal pagos, apesar da luta de Gandhi, após a independência, e de inúmeras leis criadas na tentativa de eliminar ou amenizar os problemas que o sistema de castas acarreta. Todavia, essas leis revelam-se impotentes diante da tradição, e o sistema subsiste. O sistema de castas é a base do hinduísmo. A religião se torna, então, um poderoso elemento social disciplinador e apaziguador: virtude e resignação são as palavras-chave na postura moral do indivíduo.

Para os intocáveis, só é permitido usar as roupas que acham no corpo dos mortos. Nas suas casas, comem de louças quebradas. Eles sofrem de restrições sociais extremas. Não podem rezar no mesmo templo, não podem beber da mesma corrente de água. Eles poderiam poluir a água e indiretamente poluir as outras castas que bebessem dali.

Nenhum intocável pode entrar no templo se houver a presença de alguém de uma casta superior - como os padres do templo, a casta mais superior, nunca estão fora, os intocáveis na prática são barrados de entrar em templos ou outros lugares onde se pratica a religião.

Para se ter uma idéia, quando os tsunamis de dezembro de 2004 tragaram a costa do Estado indiano de Tamil Nadu, a morte agiu como niveladora social. Mas os esforços de reabilitação e o desembolso de ajuda econômica posteriores à tragédia não conseguiram superar a discriminação social que impera na Índia segundo o antigo sistema de castas inconstitucional, mas que existe de fato.

As vítimas de Tamil Nadu, o Estado indiano mais devastado pelos tsunamis, esperaram ansiosos a ajuda do governo e de agências humanitárias para poderem reconstruir suas vidas, mas os dalits - ou intocáveis - excluídos do sistema de castas hindu, não a receberam. "Não há um caminho até nossa aldeia. Ninguém sabe que vivemos aqui, e portanto ninguém vem nem procura vir", relata um intocável.

Neste distrito com importante população dalit viva a maioria dos 10 mil mortos e razão do maremoto em Tamil Nadu.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rias <sistema de castas da India>

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Hinduísmo: uma visão geral

O hinduísmo repousa sobre o fundamento espiritual dos Vedas, sendo por isso conhecido como o Dharma Veda, e nos escritos meditativos destes, os Upanishads, bem como nos ensinamentos de muitos gurus que viveram ao longo dos tempos. Muitas correntes de pensamento partem das seis escolas védicas/hindus, das seitas Bhakti e das escolas Tantra Agamicas para dar origem ao oceano hinduísta, a primeira das religiões dhármicas.

As seis Astika (aceitando a autoridade dos Vedas), ou escolas filosóficas ortodoxas Hindu são Nyaya, Vaisheshika, Sankhya, Yoga, Purva Mimamsa também denominadas ('Mimamsa'), Uttara Mimamsa e 'Vedanta'). As escolas não Védicas são denominadas Nastika, ou heterodoxas, e referem-se ao budismo, jainismo e Lokayata. As escolas que continuam a influênciar o hinduísmo hoje são Purva Mimamsa, Yoga, e Vedanta.

 

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