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A Liberação Final - Palestra

Temos de afirmar a necessidade da renúncia em nome da verdade. Precisamos passar pela Grande Morte, o que só é possível libertando-nos totalmente da mente.

Quando a natureza foi dominada radicalmente, vem, como é lógico, a onipotência e a onisciência. Quando o gnóstico Auto-Realizado renuncia as próprias idéias de onipotência e onisciência, sobrevém a destruição completa da semente do mal. Semente essa a qual devemos o nosso retorno ao Mahavântara, dia cósmico, depois de cada noite cósmica ou Pralaya.

Todo aquele que conseguiu a sua Auto-Realização Íntima tem direito a viver no Nirvana, porém se renuncia a essa felicidade, continuará pelo caminho direto que o conduzirá ao Absoluto. Naturalmente, existem muitas vias transversais e Deuses tentadores bastante mais perigosos que os seres humanos. Eles tentam, não por maldade, nem por ciúmes, nem por temor de perder seu lugar, como equivocadamente supõem alguns autores orientais, mas por compaixão. Nos instantes em que escrevo este capítulo, me vem à memória algo interessante. Certo dia, depois de ter feito nova renúncia nirvânica, encontrava-me feliz em meu sétimo princípio, Atman, sobre agradável terraço de uma mansão inefável.

Estava no Nirvana, a região dos Dharmasayas, o mundo dos Deuses. De repente, flutuando no espaço, alguns bem-aventurados nirvanis aproximaram-se de mim.

Era certamente digno de se admirar e de se ver esses seres inefáveis vestidos com suas lindas túnicas de Dharmasayas.

Ao vê-los, verifiquei por experiência direta que eles eram chamas vivas de três pavios e que em si mesmos eram imortais.

Um daqueles seres inefáveis tomou a palavra para me dizer: Meu irmão, por que andas por esse caminho tão estreito, tão amargo e tão duro? Fica conosco aqui no Nirvana. Somos todos muito felizes.

Não puderam desviar-me os homens com suas tentações, muito menos vocês, os Deuses. Eu vou para o Absoluto. Essa foi minha resposta e logo saí daquele agradável lugar com passo firme e decidido.

Os gnósticos que não conseguem a perfeição absoluta, morrem e se convertem em Deuses. Cometem o erro de abandonar o caminho direto a fim de seguir pelas vias laterais. Adquirem muitos poderes, mas um dia, precisam voltar a se reencarnar para trilhar outra vez pelo caminho reto que os haverá de levar ao Absoluto.

É indispensável impedir que o conteúdo mental adquira diversas formas a fim de se conseguir a quietude da mente. O conhecimento direto dá-nos belas qualidades e quem segue o caminho reto deve ter o cuidado de não se apegar a essas virtudes.

A obtenção de poderes psíquicos jamais conduz alguém à liberação alguma. Nada mais é do que uma busca de gozos vãos. A posse de poderes ocultos nada mais faz do que intensificar a mundanidade em nós, tornando a vida mais amarga.

Numerosas almas, ainda que quase tenham atingido a liberação total, fracassam porque não podem renunciar de forma absoluta os poderes ocultos adquiridos. Esses seres submergem um tempo na natureza para depois surgirem novamente como donos, amos e senhores.

Há milhares de Deuses desse tipo. São divinos, inefáveis, mas não têm direito a entrar no Absoluto. Há muitos Auto-Realizados submersos na natureza. São irmãos que se detiveram nessa lado da perfeição e que impedidos por algum tempo de chegar ao fim, seguem governando tal ou qual parte do Universo.

Aos Deuses Santos correspondem certas funções superiores da natureza, que são assumidas por diferentes almas, mas eles ainda não conseguiram a liberação final.

Somente renunciando à idéia de nos converter em Deuses, de reger Kalpas (ciclos), podemos conseguir a liberação radical, absoluta.

O êxito pertence aos extremadamente enérgicos. Precisamos ser impiedosos para com nós mesmos. Urge que renunciemos e morramos de instante a instante. Somente à base de inúmeras renúncias e mortes entramos no Absoluto.

Falo aos seres humanos baseado na experiência direta. Sou um Avatara de Ishvara. Realmente, Ishvara (o Mestre Supremo) é um Purusha muito especial, isento de sofrimento, de ações, de resultados e de desejos

Imaginem o Espírito Universal da Vida como um oceano sem praias, sem margens. Pensem por um momento em uma onda que surge para perder-se novamente no elemento líquido. Ishvara seria essa onda diamantina.

Brahma, o oceano do Espírito, manifesta-se como Ishvara, o Mestre dos Mestres, o Governador do Universo. Nele faz-se infinita a onisciência que nos outros existe em germe. Ele é Mestre, inclusive para os antigos Mestres, não sendo limitado pelo tempo. A palavra que o manifesta é AUM.

Ishvara veio a mim e disse: Escreve livros, mensagens, folhetos e tijitlis.

Senhor - exclamei - que significa essa palavra tijitlis? Construir o Exército de Salvação Mundial, o Movimento Gnóstico, o Partido Socialista Cristão Latino-Americano… assim falou o Senhor e eu compreendi.

Ishvara é o verdadeiro protótipo da perfeição. Certamente está muito além do corpo, da mente e dos afetos.

Amadíssimos gnósticos, em verdade digo a todos que primeiro deverão chegar ao Segundo Nascimento, morrer em si mesmos e dar até a última gota de sangue por essa humanidade doente. Só assim conseguirão pisar na senda de João, o Caminho direto que leva ao Absoluto, para além dos homens e dos Deuses.

Não cometam o terrível erro de aguardar que a lei de evolução os conduza para a liberação final. Esse caminho direto apenas é possível através de incessantes revoluções íntimas. Agora, todos são imitatus. Procurem se converter em Adeptus, antes de começar a escalar os três triângulos.

Os Anjos, Arcanjos e Principados constituem o primeiro triângulo. Potestades, Virtudes e Dominações vêm a ser o segundo triângulo. Tronos, Querubins e Serafins personificam o terceiro triângulo.

Muitíssimo além dos três triângulos inefáveis está ISSO que não tem nome, ISSO que não é do tempo, o ABSOLUTO.

Textos de: V.M Samael Aun Weor

Os textos acima são seleções de Conferências, Palestras ou textos de autoria do V.M.Samael Aun Weor.

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